Clipping
CLIPPING
 

As matérias e artigos a respeito de escolha profissional e profissões ficam disponíveis durante o mês corrente. 

Voltar

Nova pagina 10

TERRA NOTICIAS – 01/10/2017 – SÃO PAULO, SP

Entenda como funciona um Doutorado EAD

DA REDAÇÃO

O doutorado é uma pós-graduação do tipo stricto sensu que pode ser feita de forma presencial, semipresencial, ou a distância. O curso de doutorado pode durar entre quatro e cinco anos e, ao final, o aluno recebe o título de doutor.

A carga horária de aulas de um doutorado é só uma pequena parte do curso. Na maior parte do tempo, o aluno estuda sozinho, dedica-se ao seu projeto de pesquisa e à elaboração de uma tese. O objetivo da maior parte dos alunos de doutorado é seguir a carreira acadêmica, como professores universitários ou pesquisadores.

Como entrar no doutorado EAD?

Assim como acontece em qualquer pós-graduação presencial, para entrar no doutorado a distância é obrigatório ter o diploma de ensino superior e, na maioria das vezes, ter também o título de mestre.

O processo seletivo varia bastante entre as universidades e pode conter provas de conhecimentos gerais e específicos, entrevistas e a exigência do domínio de idiomas estrangeiros.

Como funciona o doutorado EAD?

As universidades e faculdades que oferecem doutorado a distância têm a liberdade de aplicar sua própria metodologia EAD, podendo oferecer recursos variados ao estudante, tais como:

 

• Videoaulas e teleaulas

• Leituras complementares

• Chats, fóruns e e-mail

• Ambientes virtuais de aprendizagem

• Tutores e grupos de estudo

Por exigência do MEC, todo curso de doutorado a distância precisa ter:

• Atividades e provas presenciais.

• Qualificação presencial para a defesa da tese.

• Apresentação presencial da tese

Além disso, o programa de ensino do doutorado a distância precisa passar pela autorização da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Diploma de doutorado EAD vale?

Sim. O diploma de doutorado obtido em curso a distância vale tanto quando o presencial, desde que o programa tenha a autorização do MEC e da Capes.

Doutorados EAD feitos em universidades estrangeiras também podem valer no Brasil. Para que o diploma de doutorado EAD obtido em universidade estrangeira seja reconhecido no Brasil, é necessário fazer a convalidação, procurando uma universidade brasileira com programa semelhante para validar o diploma estrangeiro, além de reunir uma série de documentos. Esse processo pode levar alguns meses.

Convênios entre universidades brasileiras e estrangeiras para a criação de programas de doutorado a distância também estão previstos na legislação brasileira e precisam passar pela análise e homologação do MEC e Capes para que o diploma tenha validade no território nacional.

Onde encontrar doutorado EAD?

É possível consultar uma lista com os cursos de doutorado a distância e presenciais recomendados pela Capes, ou seja, aqueles que tiveram pelo menos nota 3 (a avaliação da Capes vai de 1 a 7). No site da Capes você pode fazer uma pesquisa por área de conhecimento, região, instituição ou nota.

Onde fazer uma graduação EAD

A oferta de cursos de graduação a distância é infinitamente maior do que a de doutorado. Pelo Brasil afora há cursos em todas as áreas do conhecimento já bastante consolidados, com o reconhecimento por parte do MEC.

Se a sua ideia é fazer uma faculdade EAD, confira algumas instituições bem avaliadas que separamos para você:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) Universidade Estácio de Sá (UNESA) Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) Universidade de Franca (UNIFRAN) Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)